Powered By Blogger

terça-feira, 5 de julho de 2011

O que é ser índio.

Ser índio é viver o presente nas asas do tempo sem esquecer o passado imemorial. É ter respeito por tudo que é vivo, respeitar a natureza. É ser natureza na espécie humana, é ser vivo. É um jeito de viver próprio, respeitando a natureza, sua cultura, porém respeitando os outros também, ser como qualquer outro, que procura resgatar e divulgar sua cultura, querendo respeito pela mesma.
É ser a própria Terra, a mãe natureza, a liberdade e a harmonia.. Não posso me basear naquilo que me disseram que o índio seria. Diante disso, quero descobrir e conhecer a respeito desse povo que ficou a mercê na história brasileira.
É ter o desejo de que as diferenças sejam reconhecidas sem juízo de mais ou menos valor, ser humano como os demais, mas com mais sensibilidade para perceber a natureza e suas necessidades.
Realmente, eu confesso que não sei. Não posso me basear naquilo que me disseram que o índio seria. Diante isso, quero descobrir e conhecer a respeito desse povo que ficou a mercê na história brasileira.


TEXTO ESCRITO COMO AVALIAÇÃO DO ENCONTRO DE NÚCLEO DE ARTES DO ISERJ - 05/07/2011
A PROPOSTA DA NOSSA COLEGA SÔNIA ORTIZ, FOI QUE CADA UM DE NÓS, ESCREVÊSSEMOS O NOSSO CONCEITO DO QUE É SER ÍNDIO... ESTE TEXTO NASCE DA MÁGICA DO NOSSO ENCONTRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário